El útil de sujeción óptimo para cada aplicación

En el mecanizado, la unión al husillo y la tecnología de sujeción juegan un papel crucial que a menudo está subestimado.
​​​​​​​
​​​​​​​En el mecanizado de precisión se pueden lograr muy buenos resultados con la máxima precisión de concentricidad. Sin embargo, la influencia también es muy grande en el taladrado o el fresado, e incluso las desviaciones radiales insignificantes influyen de forma positiva en la duración de la herramienta.
Uma visão geral dos tipos e tecnologias de dispositivos de fixação da MAPAL.
Fabricado com a mais moderna tecnologia, o programa de técnica de fixação MAPAL oferece para cada aplicação a solução perfeita, bem como uma interface que assegura à ferramenta – que está sendo empregada – a precisão de concentricidade e de troca necessária. Desde as unidades de fixação manual HSK com o cartucho de fixação MAPAL KS, passando pelos mandris de fixação com módulo de flange, a técnica de expansão hidráulica e retração até os adaptadores, o programa padrão MAPAL oferece uma ampla multiplicidade de sistemas e tecnologias. Também para usinagens com lubrificação de quantidade mínima MMS a MAPAL oferece um abrangente programa padrão.
  • Cartuchos de fixação KS, verticais

    Técnica de fixação manual HSK

    Um componente principal da técnica de fixação MAPAL HSK são os cartuchos de fixação KS. O mecanismo de fixação manual fornece as maiores forças de tração e de fixação, que podem ser atingidas de maneira segura através de construção simples e sólida. O cartucho de fixação KS é empregado em fusos e suportes de base, diretamente ou através de flanges de alojamento.

  • Diferentes tipos de mandris hidráulicos

    Técnica de fixação por expansão hidráulica

    Devido à alta concentricidade, do ataque uniforme das arestas de corte resultante, bem como através do excelente amortecimento das vibrações, os mandris de expansão hidráulica MAPAL garantem superfícies ideais das peças. Adicionalmente, o sistema hidráulico evita microrrupturas na aresta de corte da ferramenta, aumentando a vida útil e reduzindo os custos. A elevada segurança de fixação é assegurada também sob altas rotações. Graças ao ajuste axial e radial de comprimento os mandris de fixação podem ser ajustados com precisão micrométrica. No programa padrão estão disponíveis modelos para lubrificação de quantidade mínima, bem como modelos curtos pesados e ultra curtos com cone de ângulo agudo.
     

  • Vista geral do mandril retrátil na vertical

    Técnica de retração

    Com os mandris retráteis ThermoChuck podem ser fixadas com precisão ferramentas para quase todas as usinagens por fresamento. Este mandril é caracterizado por uma alta transferência de torque e de rigidez radial. As precisões de concentricidade contínua e de repetibilidade < 3 µm no furo de alojamento garantem uma alta estabilidade dimensional na peça. Por padrão os mandris retráteis MAPAL são submetidos a balanceamento fino, assegurando elevada qualidade de superfície e longa vida útil.

  • Visão geral de vários mandris mecânicos, verticais

    Fixação mecânica de ferramenta

    Os mandris de fixação mecânicos convencem pela sua estrutura simples e manuseio descomplicado. A fixação é garantida independente do sentido de rotação, também sob altas rotações,com segurança de processo. O programa padrão de fixação mecânica de ferramenta abrange mandris de precisão porta-broca, também disponíveis em modelo micro com fixação direta a partir de 0,2 mm. Através do modo construtivo modular, os mandris de perfuração podem ser fornecidos com todas as formas de corpos básicos pelo lado da máquina. Mandril da pinça de fixação, mandris Weldon e Whistle-Notch complementam o programa de mandris de fixação mecânicos. 
    Técnica 

  • A imagem mostra mandris com amortecedores de vibrações da MAPAL.

    Mandris porta-fresas de encaixe

    Para fixação mecânica e hidráulica de ferramentas de mandrilamento e fresagem.

  • Visão geral dos vários adaptadores e peças em bruto da tecnologia de fixação

    Adaptadores e peças em bruto

    Extensões, reduções, adaptadores modulares e peças em bruto
     

  • Mandril de superfície MillChuck, sistema HB

    Mandril de fixação de superfície para usinagens por fresagem de alto desempenho

    O novo mandril de fixação de superfície MAPAL convence com sua fixação forte, manuseio simples e concentricidade nitidamente melhorada. O furo de alojamento é confeccionado com precisão micrométrica de um dígito, portanto é muito mais exato do que era usual anteriormente. Deste modo é reduzida a folga radial da ferramenta fixada, melhorando consideravelmente a concentricidade. A grande tolerância na superfície de fixação lateral também é compensada. Para isso a MAPAL insere um elemento de mola no alojamento, o que possibilita uma união positiva definida entre ferramenta e alojamento. Além disso, canais de refrigeração paralelos ao eixo na área de fixação asseguram uma melhor alimentação de refrigerante. Para simplificar nitidamente o manuseio é utilizado um elemento de fixação dividido em duas partes. Assim é reduzido o torque de aperto, porém mantendo a mesma força de fixação, e a ferramenta pode ser fixada à mão com segurança de processo.
     

Vários mandris com lubrificação de quantidade mínima

Amplo programa padrão de mandris de fixação MMS

Uma função importante para um processo MMS estável cabe ao respectivo mandril de fixação no transporte do meio lubrificante até a aresta de corte.
A MAPAL oferece mandris de fixação para os sistemas de 1 canal e de 2 canais. Desde mandris retráteis, modelo longo e curto, mandris de expansão hidráulica com ajuste do comprimento axial ou radial, até o HighTorque Chuck (HTC). As vantagens dos HTCs são, acima de tudo, a elevada transferência de torque para fresas de alto desempenho e uma ótima resistência térmica. Isso é especialmente importante, pois na usinagem MMS o mandril de fixação está exposto a temperaturas relativamente altas transmitidas pela haste da ferramenta.